Quem é a 1ª mulher negra multimilionária que virou boneca Barbie

Hypeness

Madame C.J. Walker foi uma mulher negra pioneira em muitos aspectos. Ela foi a primeira mulher milionária autodidata documentada dos Estados Unidos, fundou toda uma indústria de cosméticos e cuidados com os cabelos negros e criou o papel da empresária do século XX.

Assim, é justo que a Madame Walker tenha se eternizado em uma Barbie de coleção da série Inspiring Women (“Mulheres Inspiradoras”, em tradução livre), da Mattel, ao lado de nomes como Ella Fitzgerald, Maya Angelou e Susan B. Anthony.

Quem é a 1ª mulher negra multimilionária que virou boneca Barbie© Gabriela Rassy

Filha de negros escravizados 

Walker nasceu em 1867 como Sarah Breedlove na plantação onde seus pais foram escravizados. Crescendo como trabalhadora agrícola e lavadeira, ela ficou conhecida por dizer muitas vezes “comecei dando a mim mesma”. Na década de 1890, ela fez exatamente isso quando começou a experimentar uma solução para uma doença do cabelo dela.

A mulher negra logo mudou seu nome para “Madam” C.J. Walker e começou a vender Madame Walker’s Wonderful Hair Grower (O Maravilhoso produto para o crescimento do cabelo de Madame CJ Walker), uma fórmula de condicionamento e cura do couro cabeludo.

Creme cabelo crespo_Madame C.J. Walker© Gabriela Rassy

Durante um ano e meio após a criação do produto, Walker viajou pelo Sul e Sudeste e foi de porta em porta vender a fórmula nesta região dos Estados Unidos. No início de 1900, Walker já havia criado várias fábricas, salões de cabeleireiro e manicure, escolas de treinamento, teve reconhecimento internacional de marcas e muitos empreendimentos filantrópicos.

A nova boneca da Mattel “[captura] Madame C.J. Walker no período de sua vida quando ela estava construindo seu império, a verdadeira definição de self-made woman. Pensando em como ela acreditou em seu produto de Cabelos Maravilhosos, vendendo de porta em porta”, explica a designer Carlyle Nuera. “Então eu tive que incluir isso como um acessório para a Barbie!”

A mini-Walker vem com uma lata do produto pequena o suficiente para caber na ponta de um dedo e foi projetado para ter uma tampa removível, com uma imagem reduzida da pioneira em cuidados com os cabelos crespos no topo.

Nuera trabalhou diretamente com a tataraneta de Walker, A’Lelia Bundles, que passou anos aprendendo sobre o legado de sua matriarca antepassada. Bundles escreveu a biografia “On Her Own Ground: The Life and Times of Madam C.J. Walker“, fundou o Madam Walker Family Archives e tornou-se a historiadora da marca para a linha de cuidados capilares de sua tataravó.

Graças ao amplo conhecimento de Bundles sobre Walker, até os aspectos mais detalhados da boneca foram aperfeiçoados, como as cores de suas roupas. “Era importante mostrar Madame Walker sob uma luz diferente”, diz Bundles. “Ela adorava roxo e turquesa. No passado, as fotos eram em preto e branco, então você não podia ver isso. Então foi bom que pudéssemos dar a ela um pouco de capricho e usar cores mais brilhantes.”

Bundles espera que a boneca compartilhe a história e o legado de sua tataravó com toda uma nova geração. “Significa muito que agora as meninas de todos os lugares possam brincar com uma boneca Madame C.J. Walker e aprender mais sobre ela organicamente”, afirma o autor e historiador. “A imagem e o simbolismo desta boneca levarão a história de Madame Walker ao mundo de outra maneira.”

Veja abaixo mais imagens da boneca Madame Walker incrivelmente detalhada:

madam-walker-doll-2-small
madam-walker-doll-2-small© Gabriela Rassy
madam-walker-doll-3© Gabriela Rassy
madam-walker-doll-4-small© Gabriela Rassy
madam-walker-doll-6© Gabriela Rassy

Deixe um comentário